A RADIODIFUSÃO PÚBLICA RESISTE: a busca por independência no Brasil e no Leste Europeu é o novo livro de Octavio Penna Pieranti. Lançamento será no dia 31 de agosto

A história da radiodifusão pública é marcada pela resistência e pela busca da independência. No livro A radiodifusão pública resiste: a busca por independência no Brasil e no Leste Europeu, Octavio Penna Pieranti demonstra que isso ocorre não apenas no Brasil, mas também no centro-leste europeu. Apesar da distância física, a construção da radiodifusão pública guarda várias semelhanças em ambos os contextos, como a origem a partir da transformação de emissoras estatais; a falta de recursos; e a fragilidade da estrutura regulatória e de segmentos organizados da sociedade civil dispostos a discutir o tema. Esse cenário levou a um modelo de radiodifusão pública que ainda enfrenta graves problemas relativos à indicação e à estabilidade dos dirigentes, aos mecanismos de controle social e às fontes de financiamento, dentre outros. Ainda assim, várias dessas emissoras conquistam índices de audiência significativos e são centrais ao cenário das comunicações em seus países.

Este livro é resultado de um pós-doutorado na Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília e envolveu uma pesquisa de campo realizada no Brasil e em 5 países do centro-leste europeu. O autor entrevistou profissionais do setor, autoridades diversas e pesquisadores que ajudaram a recontar os últimos dias dos regimes socialistas nas emissoras e sua transição rumo a um modelo de radiodifusão pública. Comparou, também, a legislação de 20 países e apresenta dados sobre audiência. Mesmo sendo resultado de uma pesquisa acadêmica, o livro foi escrito com a expectativa de atingir não apenas pesquisadores, mas também profissionais das emissoras e do setor das comunicações, estudantes e outras pessoas interessadas no tema.

O lançamento da obra será no dia 31 de agosto de 2018, às 8h10, no auditório Pompeu de Sousa, na Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília.

A RADIODIFUSÃO PÚBLICA RESISTE

CLIQUE AQUI para baixar gratuitamente o livro A radiodifusão pública resiste: a busca por independência no Brasil e no Leste Europeu.

*****

Sobre o autor: Octavio Penna Pieranti é doutor em Administração e mestre em Administração Pública (Ebape/FGV), com pós-doutorado em Comunicação (Fac/UnB), e bacharel em Comunicação Social/Jornalismo (Eco/UFRJ). Pesquisador emérito do Núcleo de Estudos em Administração Brasileira (Abras/UFF) e pesquisador do Laboratório de Estudos em Comunicação, Tecnologia e Educação Cidadã (Lecotec/Unesp). É servidor público, tendo ocupado, na última década, diversos cargos nos ministérios das Comunicações e da Cultura, na EBC e na Anatel. Tem se dedicado à pesquisa sobre políticas públicas e regulação das comunicações e este é o seu sexto livro. Dois anteriores, Políticas Públicas para Radiodifusão no Governo Dilma (2017) e O Estado e as Comunicações no Brasil (2011), também estão disponíveis para download gratuito.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s