Lançamento FAC Livros | Cartografias do Isolamento: repensando os afetos, experiências, deslocamentos e a cidade em tempos de pandemia

O livro Cartografias do Isolamento surge a partir de um projeto de pesquisa do grupo GECAE (Grupo de Estudos sobre Estética, Corpo, Arte e Espaço) do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília diante da condição de isolamento social imposto pela pandemia do COVID-19 a partir de março de 2020. Tal condição nos apresentou uma série de mudanças tanto nos âmbitos macro quanto micropolíticos de nosso cotidiano. Estão implicadas transformações econômicas, sociais, históricas, culturais e subjetivas. A ocupação do espaço urbano se restringiu drasticamente e, consequentemente, também as possibilidades de trocas afetivas entre seus habitantes. Baseado nisso, ficamos instigadas em reflexões sobre como nossas próprias subjetividades poderiam constituir alternativas afetivas a esta imposição necessária. Como os afetos se transformaram e procuraram criar laços mesmo diante das restrições de deslocamento e convivência no espaço físico da cidade? Dessa forma, a partir da coleta de dados e informações sobre como as subjetividades foram impactadas pelo isolamento social durante a pandemia, propomos elaborar uma cartografia de como a cidade se reconfigurou nesse cenário de interdição do transitar e do caminhar, por meio da criação de peças gráficas, imagens, filmes, vídeos, instalações, poemas, material audiovisual, bem como de artigos acadêmicos que refletem aspectos diversos deste cenário.

Baixe o Livro aqui aqui.

Sobre as Organizadoras

Gabriela Freitas: Designer, fotógrafa, professora e pesquisadora da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília. Autora do livro “ Estética em Fluxo. Experiência e devir entre artemídia e comunicação” publicado pela Editora Appris e de diversos artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais. Doutora em Comunicação com estágio doutoral na Sorbonne em Paris (França). Pós-doutorado realizado na State University of New York. Líder do grupo de pesquisa (CNPq) GECAE (Grupo de estudos em Espaço, Corpo, Arte e Estética).

Fernanda Sá: Jornalista, artista plástica e produtora de conteúdo audiovisual e estratégia para TV e internet, sócia da produtora Ara Filmes. Especialista em Semiótica. É mestre pelo Programa de Pós Graduação de Comunicação da UnB na linha de pesquisa Imagem, Estética e Cultura Contemporânea. Estuda documentários de questão social e política. Faz parte do do grupo de pesquisa GECAE.

Lorena Figueiredo: Cineasta e mestre pelo Programa de Pós-Graduação de Comunicação pela UnB na linha de pesquisa de Imagem, Estética e Cultura Contemporânea com foco em Espaço, Arquitetura e Cinema Latino-americano Contemporâneo. Atua no mercado audiovisual há oito anos nas áreas de Assistência de Direção e Coordenação de Produção de filmes, séries e comerciais para televisão. Integra a equipe de Curadoria do Cinema Urbana – Architecture Film Festival Brasília. Pesquisadora do grupo de pesquisa GECAE.

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s