FAC Livros lança a obra “Pesquisa e Produção em Linguagem Sonora: Experiências Compartilhadas”

O e-book Pesquisa e Produção em Linguagem Sonora: Experiências Compartilhadas reúne dezoito textos analítico-reflexivos sobre produções de caráter experimental em áudio e se apresenta como uma síntese dos conhecimentos compartilhados e aprendizados reverberados por quarenta e cinco estudantes de Audiovisual, Publicidade e Jornalismo no âmbito do Laboratório de Áudio da Faculdade de Comunicação em três disciplinas curriculares – Introdução à Linguagem Sonora; Roteiro, Produção e Realização em Áudio; e Jornalismo em Rádio 1 – ministradas ao longo do ano letivo 2017, pelo professor Elton Bruno Pinheiro. A obra será lançada amanhã, 27 de setembro, durante o “Seminário de Mídia Sonora Educativa”, no Auditório Pompeu de Sousa, às 15 horas.
Configura-se como o primeiro registro de um processo mais longo, que visa ampliar a compreensão de cada estudante quanto às possibilidades e à importância da pesquisa e da produção na área da Linguagem Sonora, levando em consideração toda sua peculiaridade – elementos, subcódigos, condicionantes.
Cada uma das experiências e memórias compartilhadas a respeito dos diversos processos de produção revela duas realidades: o quanto os(as) estudantes, no ambiente laboratorial, se surpreendem com a dinâmica e a complexidade da linguagem sonora e o quanto ainda temos a experimentar tendo-a como aporte teórico e metodológico.
A obra suscita ainda a reflexão de que pensar e trabalhar a linguagem sonora não se resume à produção de mensagens radiofônicas, tanto que em cada texto estão expostas e cotejadas as referências que os(as) estudantes/autores(as) já detinham sobre essa linguagem nos mais diversos meios, como no cinema e no audiovisual, na publicidade, na televisão, na web etc.
Como registrado em seu prefácio, “o resultado desta pertinente e original proposta pedagógica pode ser visto nas páginas [e também apreciado por meio do labaudio.unb.br]: um registro de alguns dos produtos (comunicacionais) sonoros (…) aliados ao pensamento crítico e teórico (…). Um processo que, como afirma o educador brasileiro, Paulo Freire, (1996, p. 24), em sua importante obra Pedagogia da Autonomia, “[…] pode deflagrar no aprendiz uma curiosidade crescente, que pode torná-lo mais e mais criador.”

LIVRO_Pesquisa e Produção em Linguagem Sonora_Experiências Compartilhadas

CLIQUE AQUI para baixar gratuitamente o livro Pesquisa e Produção em Linguagem Sonora_Experiências Compartilhadas

Deixe um comentário