Memória das Comunicações no Brasil: entrevistas é a nova obra da FAC Livros

No Brasil, o registro sobre as políticas públicas e a regulação voltadas ao setor das comunicações ainda é permeado por lacunas. Os 20 relatos reunidos em “Memória das Comunicações no Brasil: entrevistas”, lançado pela FAC Livros e disponível para download gratuito, contam justamente parte dessa história, desde a década de 1960, a partir do relato de quem a construiu. Elas e eles viveram a estatização e, depois, a privatização das prestadoras de telecomunicações; a formação das grandes redes nacionais de TV; a expansão do rádio; a implementação da TV Digital; a luta pelo fortalecimento da radiodifusão pública; a implantação do Contel e a criação do Ministério das Comunicações e da Anatel; e os grandes momentos de debate nacional sobre o setor, como a Assembleia Nacional Constituinte e a Conferência Nacional de Comunicação.
Nos últimos 15 anos, Octavio Penna Pieranti conversou com ex-ministros, secretários executivos, presidentes de empresas públicas e outros dirigentes e profissionais que trabalharam e ainda atuam em diversos órgãos e entidades da administração pública. O resultado é um painel que retrata não apenas sucessos, mas também fracassos, dificuldades e mudanças de rumo nos caminhos percorridos pelo Estado. Todos esses momentos integram a memória das comunicações no Brasil.   

Confira a lista completa dos entrevistados (em ordem alfabética): André Barbosa – André Figueiredo – Ara Minassian – Arlindo Fábio – Cezar Alvarez – Euclides Quandt de Oliveira (2 entrevistas) – Evelin Maciel – Franklin Martins – Higino Germani – José Romão – Luiz Azevedo – Marcelo Bechara – Maria Lucia Bardi – Murilo Ramos – Renato Guerreiro – Ricardo Berzoini – Tereza Cruvinel – Walfrido de Melo – Yapir Marotta

Sobre o autor

Octavio Penna Pieranti é doutor em Administração e mestre em Administração Pública (Ebape/FGV), com pós-doutorado em Comunicação (Fac/UnB), e bacharel em Comunicação Social/Jornalismo (Eco/UFRJ). Professor do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Faac/Unesp), pesquisador emérito do Núcleo de Estudos em Administração Brasileira (Abras/UFF) e pesquisador do Laboratório de Estudos em Comunicação, Tecnologia e Educação Cidadã (Lecotec/Unesp). É servidor público, tendo ocupado, na última década, diversos cargos nos ministérios das Comunicações e da Cultura, na EBC e na Anatel. Tem se dedicado à pesquisa sobre políticas públicas e regulação das comunicações e este é o seu sétimo livro. Três anteriores, A radiodifusão pública resiste: a busca por independência no Brasil e no Leste Europeu (2018), Políticas Públicas para Radiodifusão no Governo Dilma (2017) e O Estado e as Comunicações no Brasil (2011), também estão disponíveis para download gratuito. 


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s