Lançamento FAC Livros | Entre plantações de morangos, florestas e oceanos: arquivos esquecidos da Rádio Nacional recontam a origem da Radiobrás

No início da década de 1970, a ditadura militar brasileira sonhou em montar uma emissora de rádio capaz de cobrir o mundo inteiro. A seguir, mudou os planos sob o argumento de que era preciso defender a Amazônia de uma invasão estrangeira pelas ondas sonoras. Quinze anos bastaram para o projeto ser desfeito e a maior parte das estações ser transferida para empresas e governos estaduais e municipais – que as abandonariam na sequência.

No livro “Entre plantações de morangos, florestas e oceanos: arquivos esquecidos da Rádio Nacional recontam a origem da Radiobrás”, Octavio Penna Pieranti retrata uma história de idas e vindas, sonhos e fracassos, megalomania e realidade que marcaram a Rádio Nacional e, depois, os primeiros anos da Radiobrás. Essa trajetória é reconstituída principalmente a partir de documentos oficiais analisados pela primeira vez e de entrevistas com quem viveu e ajudou a pavimentar esse caminho.

Baixe o Livro aqui.

Sobre o autor

Octavio Penna Pieranti é doutor em Administração e mestre em Administração Pública (Ebape/FGV), com pós-doutorado em Comunicação (Fac/UnB e ECO/UFRJ), e bacharel em Comunicação Social/Jornalismo (Eco/UFRJ) e em Direito (Iesb). Professor do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Faac/Unesp), pesquisador emérito do Núcleo de Estudos em Administração Brasileira (Abras/UFF) e pesquisador do Laboratório de Estudos em Comunicação, Tecnologia e Educação Cidadã (Lecotec/Unesp). É servidor público federal, tendo ocupado diversos cargos nos ministérios das Comunicações e da Cultura, na EBC e na Anatel. Tem se dedicado à pesquisa sobre políticas públicas e regulação das comunicações e este é o seu décimo livro, dos quais cinco foram publicados pela FAC Livros. Seis dessas publicações anteriores também estão disponíveis para download gratuito: O processo sem fim (2021), Public Service Broadcasting Resists (2020), Memória das Comunicações no Brasil (2019), A radiodifusão pública resiste: a busca por independência no Brasil e no Leste Europeu (2018), Políticas Públicas para Radiodifusão no Governo Dilma (2017) e O Estado e as Comunicações no Brasil (2011).

Publicidade

Uma resposta para “Lançamento FAC Livros | Entre plantações de morangos, florestas e oceanos: arquivos esquecidos da Rádio Nacional recontam a origem da Radiobrás

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s