Caiu na Rede é Jovem será lançado em 30 de novembro

convite_caiurede_face

A FAC Livros e o LaPCom – Laboratório de Políticas de Comunicação convidam para o lançamento do livro “Caiu na Rede é Jovem? O exercício do protagonismo idoso na internet no Brasil e na Espanha”, de Janara Sousa.

O evento será no dia 30 de novembro, às 19 horas, no Martinica Café (CNL 303, Bloco A – Brasília/DF).

Terceira idade é um conceito novo, forjado na década de 70 com o objetivo de retirar da maturidade os estereótipos negativos associados aos termos “velhos” e “velhice”. Algo de novo aconteceu no mundo e tem mudado radicalmente nossa experiência enquanto ser humano. Esse novo é a superação do nosso antigo ciclo de vida, que determinava nossa “utilidade” enquanto estivéssemos na fase reprodutiva. O final dessa fase era seguido pelo envelhecer e morrer. Agora, essa relação já não é tão direta. Entre envelhecer e morrer há um intervalo de tempo grande que dá o direito a viver novos projetos de vida. Isto é o que autor espanhol Julio Pérez Diaz chama de “revolução da vida”.

Os idosos estão rede? Aparentemente, a internet é o espaço da juventude, marcado pela rapidez e por uma multiplicidade desconcertante de possibilidades. No entanto, os idosos cada vez mais se apoderam desse espaço e lutam pelo seu Direito à Comunicação. O livro traz um mergulho profundo sobre a questão da terceira idade e da sua formação no Brasil e na Espanha e qualifica o uso da internet pelos idosos desses países. A autora observou como a tradição ibero-americana qualifica essa nova etapa da vida e quais as soluções que se busca para se amparar com mais dignidade esse grupo etário.

Sobre a autora. Janara Sousa é jornalista e mestre em Comunicação pela Faculdade de Comunicação (FAC), Universidade de Brasília (UnB). Fez doutorado em Sociologia, pela UnB, com estágio sanduíche na Universitat de Barcelona, Espanha. Atualmente é professora do curso de Comunicação Organizacional e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, no qual atua na linha de pesquisa “Políticas de Comunicação e de Cultura”, ambos da FAC. É autora, organizadora e tradutora de várias obras, entre elas: escreveu o livro “Teoria do Meio: contribuições, limites e desafios” (2008) e traduziu a obra “O Amadurecimentos das Massas”, de Julio Pérez Díaz (2014) . Recentemente fez estágio pós-doutoral sobre governança da internet, no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, na Universidade do Minho, em Portugal.

Após o lançamento, o e-book Caiu na Rede é Jovem? O exercício do protagonismo idoso na internet no Brasil e na Espanha poderá ser baixado gratuitamente na página da Fac Livros: https://faclivros.wordpress.com/

Para quem preferir adquirir a versão impressa, o volume encontra-se à venda em grandes livrarias:

Livraria Cultura https://goo.gl/UhC4jz

Livraria Folha https://goo.gl/UbBXcW

Editora Baraúna https://goo.gl/y6pvxj

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s