Mudanças na profissão do jornalista brasileiro são tema de debate e lançamento de livro na Universidade de Brasília

O que muda na passagem do impresso para o online? Quais competências e habilidades são necessárias para exercer o jornalismo em um contexto de mudança? Como a revolução tecnológica é um fator chave para todas estas transformações? Foi com estas questões em mente, que uma ampla pesquisa envolvendo 1.102 profissionais em redações jornalísticas de todo Brasil, foi realizada no Programa de Pós-Graduação da Universidade de Brasília e será lançada nesta sexta-feira, dia 01 de setembro, na Faculdade de Comunicação (UnB), no livro “O Jornalista Brasileiro: Convergência e Mudança provocadas pelas Tecnologias de Informação e Comunicação”.

Em uma parceria com a Editora UnB e FAC Livros, a publicação foi escrita pela professora da Faculdade de Comunicação, da Universidade de Brasília, Ana Carolina Kalume Maranhão, e aponta para as mudanças experimentadas no trabalho e na profissão do jornalista brasileiro ocorridas nos últimos anos, com ênfase no desenvolvimento tecnológico no cenário organizacional. “Entendemos a mudança como um componente indispensável à construção de novos cenários e como parte intrínseca de um ambiente que visa obter algum tipo de melhoria na vida da organização e dos indivíduos que dela fazem parte. Para isso, lançamos um olhar sobre o jornalista brasileiro como um dos agentes do processo decisório, responsável pelo exercício de novas competências em suas práticas profissionais”, afirma.

O lançamento conta com o debate composto pelo jornalista Leandro Colon, diretor da Sucursal Brasília, do jornal Folha de S. Paulo, e pelas professoras da Universidade de Brasília, Zélia Leal Adghrini (Faculdade de Comunicação) e Daniela Garrossini (Departamento de Design). A abertura será realizada pela professora Dione Moura (Faculdade de Comunicação). Serão debatidos como as mudanças experimentadas pelo trabalho jornalístico e as alterações sofridas pelos profissionais de Comunicação no âmbito laboral, podem ser provocadas, principalmente, pela inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação.

Serviço:

  • Debate e mesa de abertura com o lançamento do livro: “O Jornalista Brasileiro: Convergência e Mudança provocadas pelas Tecnologias de Informação e Comunicação”, com a participação da autora, Ana Carolina Kalume Maranhão.
  • Sexta-feira (1/09), às 10h, no auditório Pompeu de Sousa (Faculdade de Comunicação).
  • Apresentação: Profa. Dra. Dione Oliveira Moura (FAC/UnB).
  • Debate com: Leandro Colon (Diretor da Sucursal Brasília, Jornal Folha de S. Paulo), Profa. Dra. Zélia Leal Adghrini (FAC/UnB) e Profa. Dra. Daniela Garrossini (IdA/ UnB).

Sobre a autora:

Ana Carolina Kalume Maranhão graduou-se em Jornalismo e concluiu mestrado e doutorado em Comunicação na Universidade de Brasília. Hoje é professora da Faculdade de Comunicação na mesma universidade e pesquisadora do Núcleo de Multimídia e Internet (NMI/FT/ UNB), onde realiza diversas pesquisas sobre comunicação e mídias digitais. Possui trabalhos publicados sobre o tema em revistas científicas, com destaque para as mudanças estruturais em modelos de negócio de empresas de comunicação e a transformação do trabalho do profissional de comunicação a partir da inclusão das Tecnologias da Informação e Comunicação. Com grande experiência em estudos sobre o âmbito laboral das empresas de comunicação, a autora apresenta análises contundentes sobre a realidade do setor.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s